quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pestalozzi



Fundada em 1948, sob a inspiração da educadora Helena Antipoff, três ações distintas e complementares definiram a vocação da SPERJ: a assistência médico-social, a assistência educacional aos portadores de deficiência e a formação de recursos humanos. Para cuidar do primeiro aspecto, instalou-se um modesto consultório. O segundo aspecto foi atendido com a criação das primeiras classes de alunos, selecionados no consultório, inaugurando-se a Escolinha que deu origem ao atual Centro Experimental Helena Antipoff - CEHA. E, finalmente, para contemplar o último ponto, realizou-se um curso de Orientação Psicopedagógica sobre "O problema da criança excepcional", destinado a formar profissionais para este trabalho, função que hoje é desempenhada pelas Faculdades da Pestalozzi - Escola Superior de Ensino Helena Antipoff - ESEHA.
Desde as suas origens, portanto, a SPERJ aliou, na sua proposta de trabalho, o binômio Saúde-Educação, ao mesmo tempo em que se preocupava com a formação de mão de obra especializada para a realização de suas finalidades.
É por estas razões que mantém dois centros educacionais em sua sede, ambos em homenagem à sua fundadora: o Centro Experimental Helena Antipoff - CEHA e a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff - ESEHA. 

Leticya

Nenhum comentário: